terça-feira, 19 de junho de 2007

GIZMO PROJECT (ligação gratuita para telefone fixo)




TUTORIAL DO GIZMO
À primeira vista, o Gizmo Project aparenta ser apenas mais um entre tantos clones do Skype, pioneiro e consagrado software de comunicação VoIP. Da mesma maneira que o original, permite a você conversar com seus amigos, colegas e familiares através de voz ou chat em conexões (PC para PC) ou PC para telefone fixo.
A principal novidade em relação à concorrência beira o surpreendente: a capacidade de realizar ligações gratuitas de PC para telefones fixos e celulares(no Brasil ainda não tem possibilidade para celulares) em mais de sessenta países.
Infelizmente, a possibilidade de chamadas para telefones celulares está restrita a números de telefones do Canadá, China, Chipre, Coréia do Sul, Estados Unidos, Guam, Hong Kong, Ilhas Marianas, Ilhas Virgens, Malásia, Maláui, Porto Rico, Rússia, San Marino, Singapura e Tailândia. Infelizmente , o Brasil NÃO está entre eles...
Mas há diversos países onde você pode ligar a vontade para telefones fixos (respeitadas as condições), inclusive o Brasil ! Além dos países já citados, encontram-se nesta lista:
Alemanha, Antilhas Francesas, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chile, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Gibraltar, Grécia, Guadalupe, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Monaco, Nova Zelândia, Noruega, Panamá, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia, Venezuela e Zâmbia.
O programa possibilita também realizar chamadas para países não citados na lista, além de poder fazer ligações para celulares dos países não atendidos gratuitamente, através da contratação do serviço CallOut que, evidentemente, não é gratuito, mas certamente é mais barato se comparado à telefonia convencional.Já dizia o velho ditado "ninguém dá nada de graça neste mundo".
Como é possível, então, uma oferta tão inacreditável?
Realmente há um preço a pagar, mas é o mais justo possível:
Basta ser usuário ativo do programa. Ativo aqui tem um significado particular!
Se você utilizar o Gizmo somente para chamadas a telefones fixos e celulares, mas optar por utilizar, por exemplo, o Skype e o MSN para suas conversas PC para PC, certamente não será considerado um usuário ativo, e suas ligações gratuitas poderão ser interrompidas ou mesmo nem completadas.
Se, por outro lado, você torná-lo sua principal opção de comunicação na Internet, poderá considerar um grande desconto em sua próxima conta telefônica convencional.
Você poderá ligar para qualquer número que desejar. Para começar a colocar a coisa pra funcionar, faça o download em http://www.gizmoproject.com . Escolha versão para Windows ou a versão para Linux. Instale e execute o programa. Crie sua conta, escolhendo seu nome de usuário e senha.
Com o programa online, acesse o menu "Edit" e selecione "My profile". Em "Telefone da casa", preencha o número de seu telefone fixo, inclusive com código de país e região (o código do Brasil é 55). Preencha a parte de e-mail com um e-mail válido, para verificação do pessoal do gizmo.
Mas atenção: Um número de telefone válido em São Paulo (onde o código é 11) seria algo como +55-11-3333-4444. Preencha também o resto do seu cadastro Clique em "Save" para confirmar a alteração.
A seguir, convide seus amigos, colegas e familiares a utilizarem o Gizmo também. Há duas maneiras de fazê-lo: através da aba em cima, contatos/convidar um amigo, na janela do programa ou diretamente do site do Gizmo. Ensine a eles como preencher seus números telefônicos ao se cadastrarem. Lembre-se que somente se eles cadastrarem os números você será capaz de realizar as chamadas.
Quem recebe a ligação não precisa estar online, mas deverá possuir uma conta no Gizmo com o telefone corretamente cadastrado ( Não se esqueça de você também colocar o número do seu telefone fixo). Por fim, adicione seus amigos à sua lista de contatos através do aba contatos/Adicionar contatos ou do botão, embaixo, “ Adicionar” e incentive-os a adotar o programa como a principal opção de comunicação na Internet. Deste modo, a redução ou eliminação de conta da telefonia convencional será inevitável tanto para você quanto para eles.
Para realizar as chamadas gratuitas de PC para telefone, basta procurar o contato desejado na aba "Contatos", clicar com o botão direito, e selecionar "Telefone da casa" (ligação para telefone fixo) Se, e somente se, vocês estiverem no status tcg “ativo”.
Para usar a opção de chamada PC para PC, utilize a opção "chamar Gizmo Project".
Há ainda uma quarta opção, "Chamar SIP". SIP é o padrão mais popular de Voice over IP (VoIP), permitindo que duas ou mais pessoas realizem chamadas telefônicas através da Internet. Funciona exatamente como a opção "Chamar Gizmo Project" tendo, como único diferencial, a capacidade de comunicação com outros clientes de VoIP.
Por fim, para usufruir de todas essas vantagens, é necessário possuir os requisitos mínimos de hardware e softwares, que são: Windows 2000 ou XP, microfone e caixas de som (headset pode ser utilizado opcionalmente, mas é recomendável) e conexão dial-up ( banda larga é extremamente recomendável).
Há ainda versões para MAC OS X (versão 10.3.9 ou mais recente) e Nokia 770 no site www.gizmoproject.com
Obs: Só usando muito o gizmo em ligações PC a PC , PC a telefone fixo dos contatos, em conferencia, partyline, etc é q se consegue os status de “Ativo” TCG(Todas as Chamadas Grátis) Procure seu status na aba “página inicial” no topo do gizmoCrie uma sala de conferencia. EX: 1-222(números fixos da conferencia)-123-1234= 1-222-123-1234. Ponha os números no discador e disque. Informe para seu amigos este mesmo número e poderão ter uma sala de conferencia com “N” pessoas ao mesmo tempo.Partyline: É uma sala pré-criada no gizmo que você clica e entra na sala. Tem geralmente música e muita gente falando.Ela vem no gizmoproject junto com os nomes dos seus contatos.
MACETE PARA LIGAÇÕES PARA QUALQUER TELEFONE FIXO NÃO SENDO DOS CONTATOS DO GIZMO, TENDO OU NÃO PC.
Vá ao site www.iphox.com e faça o download, execute, crie um login e senha novos(diferentes), preencha o cadastro e ponha um endereço de e-mail válido diferente do que você usou no gizmo.Esta conta, no iphox, será sua conta “B”A conta no gizmo chamemos de “A”As janelas de “A” e “B” convivem na tela(desktop).Coloque a “A” como contato de “B” e “B” como contato de “A”.
Para alcançar o status de “ativo” use as contas “A” e “B” ligando você para você mesmo, caso você não tenha tantos contatos disponíveis, o que é bem possível. Também use o conferencia , partyline e chat.Estando “Ativos” faça o seguinte:Suponha que você queira ligar para o telefone de Minas gerais: 3223-1234Vá à conta “B”(iphox) clique em “edit”, depois em “my profile” e ponha lá no home phone assim: +55-31-3223-1234, Salve e volte à tela principal. Vá à conta “A”(Gizmo) clique c/ o botão direito do mouse no contato “B” e com o botão esquerdo em edit e ponha no homephone de “B” +55-31-3223-1234. Salve e saia.
Continue na conta “A” Clique no contato “B”e chame o telefone da casa de “B”. A ligação irá para 55-31-3223-1234 como você queria.Se for para os USA.Ex: 914-954-1234
Vá à conta “B”(iphox) clique em “edit”, depois em “my profile” e ponha lá no home phone assim: +1-914-954-1234, Salve e volte a tela principal. Vá à conta “A”(Gizmo) clique o botão direito do mouse no contato “B” e com o botão esquerdo em “edit” e ponha no telefone de casa “B” +1-914-954-1234.Continue na conta “A” Clique no contato “B” , e chame o telefone da casa de “B”. A ligação irá para 55-31-3223-1234 como você queria.Assim está criado o macete pra todas as ligações que você queira.
Existem outros macetes que à medida que você conversa com seus contatos eles vão te ensinando.
Procedimento para criar uma conta nova e ativá-laPasso 1 - desinstale o GizmoPasso 2 - Vá em “Meu computador” e mande procurar todos os arquivos e pastas que comecem com “giz”.Faça assim: procurar todos os giz*.*O computador vai mostrar todo arquivo que começa com giz. Delete tudo. Se algum não deletar, deixa pra lá. Esvazie também a lixeiraPasso 3 - Vá ao site do gizmo, www.gizmoproject.com e baixe a versão 3. Só mande salvar..Passo 4 - Dê um boot no seu modem. Se tiver nele um botão liga/desliga, desligue e daí a pouco religue. Se não tem botão puxe a tomada dele e após algum tempo ligue de novo. Isso seria o Boot.Passo 5 - Reinicie o computadorPasso 6 -Instale o gizmo. VC havia baixado mas não instalado ainda.Passo 7 - Na hora da tela de cadastro, cadastre uma conta nova. Exemplo: vivi,Coloque a senha, repita a senha e ponha um email, Exemplo: vivi@ig.com.br. Não preencha mais nada. Salve e espere a conexão. Conectou, faça logoffPasso 8 - Logue uma conta ativa (preferencialmente). Se não tiver uma ativa use uma inativa mesmoPasso 9 - Logue a conta nova(vivi) no IPHOX.( É igual ao gizmo. Baixe em www.iphox.com e instale. Obs : você vai ter à sua frente no seu desktop do monitor gizmo e iphox ao mesmo tempo.Passo 10 - Vá ao IPHOX, conta vivi, na aba edit/my profile e ponha seu numero de Telefone em home phone, salve.Passo 11 - No gizmo (conta ativa ou não-ver passo 8) vá à aba contatos, adicionar contatos e adicione vivi, salve. No IPHOX aparece a janela perguntando se vc aceita> YesPasso 12 - Ainda no gizmo(conta ativa ou não-passo 8) chame o contato vivi e deixe falando por 25 min.Passo 13 - Depois faça logoff no gizmo(conta ativa ou não-passo 8) e logue (outra conta ativa ou não-passo 8) deixe por mais 25 minutosPasso 14 – Proceda mais uma vez igual aos passos 8, 11, 12 e 13Passo 15 – Repita os passos 8, 11, 12 e 13Se ainda não tiver ativada a conta (Você pode verificar se está ativa clicando o contato vivi no gizmo), ponha vivi(iphox) no partyline, conference, volte aos itens 8, 11, 12 e 13 logando com outras contas até ativar.Foi assim que consegui criar e ativar duas contas novas em uma hora de tentativa.Não sei se vai funcionar com todo mundo.
MACETE PARA LIGAÇÕES PARA QUALQUER TELEFONE FIXO NÃO SENDO DOS CONTATOS DO GIZMO, TENDO OU NÃO PC.
Vá ao site www.iphox.com e faça o download, execute, crie um login e senha novos(diferentes), preencha o cadastro e ponha um endereço de e-mail válido diferente do que você usou no gizmo.Esta conta, no iphox, será sua conta “B”A conta no gizmo chamemos de “A”As janelas de “A” e “B” convivem na tela(desktop).Coloque a “A” como contato de “B” e “B” como contato de “A”.
Para alcançar o status de “ativo” use as contas “A” e “B” ligando você para você mesmo, caso você não tenha tantos contatos disponíveis, o que é bem possível. Também use o conferencia , partyline e chat.Estando “Ativos” faça o seguinte:Suponha que você queira ligar para o telefone de Minas gerais: 3223-1234Vá à conta “B”(iphox) clique em “edit”, depois em “my profile” e ponha lá no home phone assim: +55-31-3223-1234, Salve e volte à tela principal. Vá à conta “A”(Gizmo) clique c/ o botão direito do mouse no contato “B” e com o botão esquerdo em edit e ponha no homephone de “B” +55-31-3223-1234. Salve e saia.
Continue na conta “A” Clique no contato “B”e chame o telefone da casa de “B”. A ligação irá para 55-31-3223-1234 como você queria.Se for para os USA.Ex: 914-954-1234
Vá à conta “B”(iphox) clique em “edit”, depois em “my profile” e ponha lá no home phone assim: +1-914-954-1234, Salve e volte a tela principal. Vá à conta “A”(Gizmo) clique o botão direito do mouse no contato “B” e com o botão esquerdo em “edit” e ponha no telefone de casa “B” +1-914-954-1234.Continue na conta “A” Clique no contato “B” , e chame o telefone da casa de “B”. A ligação irá para 55-31-3223-1234 como você queria.Assim está criado o macete pra todas as ligações que você queira.
Existem outros macetes que à medida que você conversa com seus contatos eles vão te ensinando.


2 Comments:

Unknown said...

Comigo não funcionou para ligações em telefones fixo. Sem falar que é muito complicado para ser um ativo.
Se comprar crédito fica mais fácil.

SUPER FILMES said...

ola amigo se cadastra no seguinte grupo q vai ver como é facil usar o gizmo..
http://br.groups.yahoo.com/group/gizmobrasil/